PAINEL DE NOTICIAS

INTERNET DAS COISAS

Muito interessante a iniciativa da justiça brasileira em discutir ou analisar uma tecnologia como a 5G, nunca é tarde. Acho que a iniciativa da OAB RJ tem caráter de esclarecimento a população, principalmente para pessoas mais idosas ou sem cultura digital. A Comissão deverá ter como objetivo, esclarecer, o que significa o 5G e o impacto na vida de todos. Até o celular com essa tecnologia já comprei. Nada vai mudar o avanço das tecnologias e seu impacto, em nossas vidas. O Brasil com Elon Musk terá internet por satélite em todo o território nacional. Fato consumado.

Os americanos começaram a discutir o 5G, bem antes de sua implementação, por causa de uma das empresas com essa tecnologia, a chinesa Huawei, controlada pelo Partido Comunista Chinês. Será uma tecnologia com internet das coisas. Tudo poderá ser controlado pelas máquinas com inteligência artificial, e muito breve com total autonomia. Não há dúvidas que teremos uma revolução no processo da transformação digital com a chegada do 5G.

E há números que já refletem isso: latência de apenas milissegundos, confiabilidade (99,99%) e altíssima taxa de transmissão – 20 vezes mais alta que o 4G. Esse novo padrão de transmissão de dados trará um grande impulso no mundo da Internet das Coisas (IoT), que impactará todos os segmentos da sociedade.

Lembram da palestra que dei no Rotary sobre inteligência artificial?

Então? O que chamamos hoje de inteligência artificial, é o software desenvolvido pelo homem, com múltiplos algoritmos. A máquina não tem autonomia, ainda, para ser chamada de inteligência artificial. Ela não pensa. Quando os americanos bloquearam a Huawei para o mercado americano, teve como objetivo evitar que o Partido Comunista Chinês, controlasse a vida de todos os americanos.

Compreenderam agora? Tal tecnologia, entretanto, só controla tudo que tenha um processador de dados, com link na rede, como carros autônomos, computadores de indústrias, celulares, eletrodomésticos, transportes, enfim tudo que a internet possa fazer interface. Entenderam agora, por que a comissão da OAB será apenas didática? Não há retorno. Em 2005, já prévia um sistema cidadão, que controlasse tudo e a todos.

Só Deus tem esse poder. Você imagina sua dispensa, geladeira e freezer controladas por um computador de supermercado. Toda mercadoria que entrar ou sair da dispensa, terá um chip que controla seu consumo, toda vez que você a passar através da porta da dispensa, do refrigerador ou do freezer.

O supermercado irá te abastecer automaticamente de acordo com seu perfil de alimentação. A cobrança será automática na sua conta corrente digital, além da entrega é claro.

Sim, também não precisaremos mais de bancos, dinheiro ou cartão de crédito. Sua renda e seus gastos serão digitais. Hoje você chega em casa, já controla a luz, o som, a televisão e até o ar-condicionado usando a Alexa, por comando de voz. Logo só de você abrir a porta seu chip subcutâneo perceberá sua presença, ligando as luzes, por exemplo.

Eu do Rio de Janeiro hoje, acendo as luzes de casa e mando Alexa tocar músicas infantis para minha cadela, sozinha em Pernambuco. Logo, o Estado controlara seus cidadãos por chip implantado, desde o nascimento, como sua alimentação, seus estudos, suas roupas, seu trabalho, sua renda,etc. Até sexo, o sistema poderá controlar de cada cidadão, pois a cama também será smart como sua TV, ligada na rede mundial de computadores inteligentes.

Alguns cientistas que trabalham no desenvolvimento da inteligência artificial, afirmam que tem como controlar a inteligência de uma máquina autônoma, com protocolos de segurança. Como? Ao dar autonomia para a máquina, ela também desenvolverá contra protocolos. Impossível retomar o controle pelo homem limitado. Esse é o sonho do Partido Comunista Chinês.

Controle total, só que as máquinas serão o principal protagonista e até o partido comunista terá fim, com a autonomia das máquinas.

Será que foi isso que Karl Max imaginou e nunca soube explicar? Controle total com o fim da liberdade, das crenças, dos desafios humanos e da felicidade.

Observem o mapa mundial dos regimes de governo. Há uma grande expansão no mundo, do socialismo, que mantém o povo cativo e sob controle humano. Rússia e China estão se unindo para dominar tudo e a todos, num grande big brother socialista. Vão preparar o terreno para o domínio das máquinas inteligentes.

Nossa geração não estará aqui, para testemunhar isso, mas nossos netos sim. Herdarão nossos erros terminais, como sociedade. Seremos um vírus a ser deletado ou colocado em quarentena, num futuro cada vez mais próximo e sem as rédeas do homem. Será esse o nosso Apocalipse bíblico?

Carlos HarduimEng. Civil – MSc. em Administração de Empresas.

Rotary Club Rio de Janeiro Rio Comprido